Clinicas Médicas Sobradinho DF

Clinicas Médicas Sobradinho DF
Entre em contato conosco.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Dicas para pacientes com doença do refluxo gastroesofágico


Dicas de saúde por Dr. Reginaldo Pôrto
Clínico Geral e Gastroenterologista

Sua saúde é muito importante para nós da MEDCENTRO. Diante disso decidimos postar aqui dicas para  pacientes com doença do refluxo gastroesofágico 
  • Tenha uma noite de sono tranquila.
  • Beba bastante água; Seu organismo precisa dela para ter um bom funcionamento.
  • Alimentações saudáveis e diversificadas devem ser ingeridas em pequenas quantidades, obedecendo os horários certos para as três refeições diárias- Café da manhã, Almoço e Jantar.
  • Mastigar bem os alimentos é importante para uma melhor absorção e digestão. Alimente -se devagar.
  • Não leve uma vida sedentária. Faça Exercícios, pois eles ajudam a aliviar as tensões do dia a dia entre outros benefícios.
  • alcoolismo e o tabagismo causam danos à sua saúde irreparáveis. Caso seja usuário de um ou mais eviteimediatamente. ( O fumo dificulta a cicatrização da úlcera e causa doenças pulmonáres graves entre outros malefícios.)
  • Eleve a cabeceira da cama 15 cm.
  • Moderar a ingestão dos seguintes alimentos, na dependência da correlação com os sintomas:Gordurosos, cítricos, café, bebidas alcoólicas, bebidas gasosas, menta, hortelã, produtos de tomate, chocolate.
  • Evitar deitar-se duas horas após as refeições.
  • Evitar refeições copiosas.( Demoradas e em grande quantidade)
  • Redução drástica ou cessação do fumo.
  • Cuidados especiais para medicamentos potencialmente "de risco": antecolinérgicos, teofilina, antidepressivostríciclicos, entre outros.
  • Se houver necessidade, a redução do peso corporal.
Procure o seu médico para avaliações periodicas.

Suplementos Alimentares: Febre nas academias




Bruno Farias Rocha - Nutricionista
CRN1 5575



Suplementos Alimentares: Febre nas academias

Seja em busca do corpo perfeito ou melhora da performance, os praticantes de atividades físicas têm recorrido ao uso de suplementos alimentares, muitas vezes sem orientação profissional.
É reconhecida e comprovada cientificamente a eficácia de muitos dos suplementos vendidos atualmente no mercado, porém, existem alguns “suplementos da moda” que não possuem liberação da ANVISA e nem da FDA (órgão governamental dos Estados Unidos responsável pelo controle de alimentos, suplementos alimentares, medicamentos entre outros) e assim não estão respaldados quanto sua seguridade e eficácia no consumo.
A indicação do uso de suplementação tem sido realizada, geralmente, por pessoas não habilitadas, ou até mesmo por iniciativa do próprio aluno, sem prévia consulta do profissional qualificado “Nutricionista”, o qual é responsável legalmente e qualificado para prescrever e executar atividades nesta área, conforme a Lei n.8.234/91 que regulamenta essa profissão e determina outras providencias no que tange as especificidades da categoria (1).
O fato de recorrer precocemente a esses suplementos – ditos “da moda”, geralmente está atribuído á ilusão de que os resultados serão visíveis num curto prazo de tempo(2). Embora, dependendo da situação, seja realmente recomendável o uso de suplemento para alcançar com maior eficiência o objetivo esperado, vale ressaltar que o uso indiscriminado desse meio pode trazer riscos irreversíveis à saúde, além de sobrecarga renal, hepática, cardíaca, e possível desenvolvimento de alguns tipos de tumores.
O praticante de atividade física tem de saber que, antes de ir à uma loja de suplementos, é altamente recomendável que se faça uma avaliação de seus hábitos alimentares, esperando-se detectar uma possível variação na recomendação de nutrientes como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.
Portanto, para potencializar os objetivos esperados, a melhor alternativa é procurar um profissional em nutrição para a prescrição de uma dieta individualizada e a inclusão ou não de suplementos alimentares.





REFERÊNCIAS:
(1) Scheila Daniele Trog, Eduardo Teixeira; USO DE SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR COM PROTEÍNAS E AMINOÁCIDOS POR PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE IRATI-PR- Novembro 2009.
(2) Domingues, Sabrina, Martins, João; UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ERGOGÊNICOS E SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO DE BELO HORIZONTE-BH – Janeiro 2007.